Desafio: Crie a sua própria capa no Photoshop para a sua página do Facebook!

Por Joana Claudino
Em Artigos
abr 13th, 2012
13 Comentários
829 Views


Como pode ver pelo título do artigo, hoje eu quero lançar-lhe um desafio! Como já foi referido na página do Photoshop PT no Facebook, eu decidi intitular esta semana de “Especial: Semana Timeline do Facebook“, ou seja, esta semana todos os posts colocados aqui no Photoshop PT são dedicados à alteração que o Facebook sofreu no seu formato, tendo passado a usar a timeline/linha do tempo.

A timeline/linha do tempo contém uma “capa” que é, do meu ponto de vista, um dos elementos de maior interesse desta modificação, já que é ele que tem maior destaque na página, sendo o primeiro (em conjunto com a imagem de perfil) a ser visualizado. Assim, dado o impacto que o Facebook tem nas nossas vidas atualmente, eu considero que a introdução da “capa” quer em páginas pessoais quer em páginas comunitárias, é uma mais-valia para os usuários especialmente a nível profissional.Para entender melhor o meu ponto de vista, imagine que você é Designer Gráfico e usa o Facebook como um meio para difundir e dar a conhecer o seu trabalho e qualificações. Agora pense na diferença entre uma página com o antigo formato ou numa com a nova timeline/linha do tempo.

Formato antigo vs timeline/linha do tempo

Seguindo a linha de pensamento de que você é um Designer Gráfico e que usa o Facebook (com o formato antigo) para fins profissionais, imagine que um potencial cliente ouviu falar em si pela primeira vez e está interessado em contratá-lo, mas não sem antes ver alguns dos seus trabalhos. Tendo em consideração a elevada importância que o Facebook tem nos dias de hoje, ele vai provavelmente tentar encontrar a sua página na famosa rede social para conhecer alguns dos seus trabalhos. Até aqui tudo bem, pois esta pessoa está interessada em si e no seu trabalho e, portanto, independentemente de qual for o formato da sua página, ela tem um objetivo definido que é consultar o seu álbum de fotografias na esperança de encontrar os seus trabalhos.

facebook_linha_tempo

Agora, imagine outra situação que é a seguinte: um usuário do Facebook, que não está necessariamente interessado em contratar um Designer Gráfico (o que inclui você), navega aleatoriamente pela rede social e, por mero acaso , ‘aterra’ na sua página. É nesta situação que a utilização ou não da timeline/linha do tempo faz toda a diferença. Se você estiver a usar o antigo formato das páginas, este usuário, que nem está assim tão interessado em contratar um profissional da área já referida, provavelmente nem irá perder tempo a ir até ao seu álbum de fotografias, pois ele não tinha qualquer objetivo quando ‘aterrou’ na sua página e, portanto, com a mesma rapidez que chegou lá , ele a deixa e chega a outra. Por outro lado, se você estiver a usar a timeline/linha do tempo e servir-se do grande destaque de que a capa é alvo, ou seja, se você colocar um dos seus melhores trabalhos como capa da sua página, é muito provável que até esse mesmo usuário que não pretende contratá-lo fique curioso e decida, então, ver o resto dos seus trabalhos. Se ele não precisar dos seus serviços, é óbvio que não o vai contratar nesse momento de qualquer forma, mas, certamente, caso no futuro ele (ou outra pessoa que ele conheça) venha a necessitar dos serviços de um Designer Gráfico, você entrará na lista dele para um dos possíveis contratados. Contudo, não se esqueça que no caso da utilização da timeline/linha do tempo, esta situação  de “sucesso” só ocorre se, como já foi referido, você fizer realmente bom uso da capa, pois se você colocar uma imagem ridícula e sem qualquer interesse como capa da sua página, garanto-lhe que muito dificilmente alguém terá curiosidade em conhecer os seus trabalhos.

Para resumir todo este palavreado, faço-lhe uma pergunta: se em vez do Designer Gráfico, você fosse o usuário que circula pelas páginas aleatoriamente, qual despertaria mais a sua atenção, uma página com uma capa com uma imagem extraordinária ou uma página com uma capa que contém uma imagem sem qualidade nenhuma e muito pouco elaborada?

Quero ainda chamar-lhe à atenção de que, embora eu esteja usar a vertente profissional das páginas como referência e exemplo para a utilização ou não da timeline/cronologia e ainda para a escolha da imagem a usar na capa quando adotado este novo formato do Facebook , este pensamento aplica-se a outras situações como é o caso da página do Photoshop PT no Facebook, ou seja, no caso das páginas de sites nesta rede social, o que quer dizer que uma capa (bem conseguida) da página de um site valoriza muito mais esse mesmo site (especialmente se estiver relacionado com o “mundo” das artes como acontece com o Photoshop PT).

O desafio: criar a sua própria capa no Photoshop

Portanto, tendo em conta tudo o que já foi dito,  lanço-lhe o desafio de criar a sua própria capa no Photoshop para a sua página. Para a execução desta, recomendo que leia os dois artigos já postados aqui no Photoshop PT nesta semana intitulada “Especial: Semana Timeline do Facebook“:

Para além disso, quero dar-lhe a conhecer um extra que certamente o ajudará bastante nesta tarefa de criar a sua própria capa que é o seguinte: o site Hongkiat, decidiu lançar um arquivo .psd muito interessante com o aspeto da imagem em baixo, que tem o objetivo de o auxiliar a criar a sua própria capa. Portanto use este recurso para seu proveito e vá já criar a capa para a sua página!

facebook_timeline_cover_template(baixar o arquivo .psd)

Depois de criar a capa para a sua página, partilhe o link da mesma aqui nos comentários pois eu estou muito interessada em ver a originalidade e criatividade dos leitores do Photoshop PT no que toca a criar a sua própria capa. Fico à espera!


About the Author

- É a fundadora do Criatividade Plus (+). Adora tudo o que esteja relacionado com design, marketing publicitário, desenho tradicional, Photoshop e com artes no geral, está sempre atenta às novidades destas áreas. Tradutora da Adobe TV.

13 Respostas para “Desafio: Crie a sua própria capa no Photoshop para a sua página do Facebook!”

  1. Ahh, kadê o troço pra mim fazer minha capa?? pensei que ia mostrar.. q sacoo

    • Joana Claudino disse:

      Oi Guilherme! Antes desse artigo, já tinha sido criado o artigo 25 capas da timeline do Facebook incríveis onde lhe foram dados vários exemplos de capas e o artigo Como eu criei a capa da página do Photoshop PT no Facebook? que era um tutorial que lhe ensinava a criar uma capa igual à do Criatividade Plus (+). Este artigo não era um tutorial, era um desafio para você criar sua capa com base nos outros artigos. De qualquer forma eu já prometi a alguns leitores do site que iria criar um tutorial ensinando a criar uma capa parecida à nº16 do artigo “25 capas da timeline do Facebook incríveis”. Valeu, pelo seu comentário! E aguarde um pouco, que irá encontrar o artigo prometido!

    • marina machado disse:

      eu tambem poxa

  2. Laninha disse:

    Olá Joana!
    Está de parabéns, são muito bons seus tutoriais!!!
    Estou aguardando o tutorial da capa hein!

    • Joana Claudino disse:

      Oi Laninha,
      Agradeço muito o seu comentário! Já estou a trabalhar nesse tutorial, enquanto não o coloco no site você pode dar uma olhada neste que a vai ajudar posteriormente a criar a capa.
      Obrigado!

  3. Juliana disse:

    Parabéns, gostei muito dos seus tutoriais, bem simples e fáceis! Já adicionei o site aos favoritos, e divulguei pra alguns amigos. Muito bom o site (=

  4. julia andreza disse:

    muito legal !! muito diferente , parabéns

  5. ana liriel disse:

    odieiii eca

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>