Novidades no Photoshop CS6 – Diferenças entre as versões (Parte II)

Por Joana Claudino
Em Artigos
jun 22nd, 2012
28 Comentários
672 Views

Na primeira parte desta série de artigos intitulada “Novidades no Photoshop CS6” foi feita uma espécie de resumo acerca das alterações do Photoshop CS6 ao nível da interface e também das ferramentas e comandos. Logicamente iremos “estudar” com maior profundidade esses elementos (as novas ferramentas e comandos) mais à frente nesta série, mas primeiro parece-me  acertado esclarecer uma dúvida  que naturalmente está presente na mente de muitos dos leitores:

[quote]Qual é a diferença entre as versões?

[/quote]

Explicando melhor, qual é a diferença entre o Photoshop CS6 e o Photoshop CS5? E entre o Photoshop CS6 e o Photoshop CS6 Extended?
Estas não são questões muito fáceis de responder mas também não é impossível dar-lhes resposta. Portanto, vamos começar!

Photoshop CS5 vs Photoshop CS6

Basicamente, as diferenças do Photoshop CS6 relativamente à versão anterior, são os aspetos enumerados no artigo Novidades no Photoshop CS6 – Visão Geral (Parte I).  Uma das novidades referidas nesse artigo foi aquilo a que chamamos sensibilidade ao conteúdo. Foi no Photoshop CS5 que os engenheiros da Adobe introduziram essa novidade com a Content Aware Fill Tool/Ferramenta de Preenchimento Sensível ao Conteúdo, no entanto foi agora, no Photoshop CS6, que essa tecnologia foi aperfeiçoada e foram acrescentadas mais duas ferramentas (a Content-Aware Patch Tool/Ferramenta de Correção Sensível ao Conteúdo e a Content-Aware Move Tool/Ferramenta de Movimento Sensível ao Conteúdo) à família Content Aware (sensibilidade ao conteúdo).

diferenças_photoshop_cs5_cs6

Mas se pensa que esta é única diferença entre as duas versões, está muito enganado. Repare bem em todas as diferenças.

Diferenças ao nível da manipulação de imagem

  • Correção sensível ao conteúdo; (a Content-Aware Patch Tool)
  • Movimento sensível ao conteúdo (a Content-Aware Move Tool)
  • Ferramenta de Recorte renovada;
  • Seleções e máscaras sensíveis ao tom da pele;
  • Auto-correções melhoradas;
  • Filtro de ângulo amplo adaptativo;
  • Galeria de desfoques;
  • Correções locais e controlo de sombras e realces no plug-in do Camera Raw 7;
  • Galeria de efeitos de luz com suporte em 64-bits.

Diferenças ao nível de desempenho

  • Implantação do motor gráfico Adobe Mercury;
  • Possibilidade de migração e partilha de predefinições e de recursos (Brushes/Pinceis, Gradients/Degradês, etc);
  • Auto-recuperação;
  • Possibilidade de salvar documentos em segundo plano;
  • Interface de usuário moderna e melhorada;
  • Painel de propriedades.

Outras diferenças

  •  Ferramentas de design redesenhadas;
  • Possibilidade de procurar Layers/Camadas;
  • Brushes/Pincéis erodíveis;
  • Pontas do Airbrush/Aerógrafo melhoradas;
  • Filtro de pintura a óleo;
  • Criação de vídeo intuitiva.
São estas as diferenças do Photoshop CS6 em relação ao Photoshop CS5. Resumidamente, podemos dizer que o CS6 faz tudo o que o CS5 faz e, para além disso, ainda tem a capacidade de fazer tudo o que foi mencionado em cima!

 

Photoshop CS6 vs Photoshop CS6 Extended

Normalmente, a diferença em que todos reparam quando falamos em Photoshop CS6 e Photoshop CS6 Extended é mesmo no preço, visto o preço do segundo ser extraordinariamente elevado comparativamente ao primeiro. Mas esse acontecimento tem de ter algum fundamento, não é verdade? Pois, realmente existe uma grande diferença que reside no facto de o Photoshop CS6 Extended possuir funcionalidades 3D.

Exemplo de uma imagem 3D no Photoshop CS6

As funcionalidades 3D já existem no Photoshop desde a versão CS3, mas, embora nessa altura tenham sido uma novidade estrondosa, a verdade é que deixavam muito a desejar, pois não permitiam fazer nada muito elaborado. Assim, esta funcionalidade tem vindo a ser melhorada e atualmente tem uma qualidade surpreendente estando praticamente ao nível de outros softwares exclusivamente 3D relativamente simples (como é o caso do Xara 3D, na minha opinião). Ainda assim, tenha em conta que o Photoshop CS6 Extended não tem a capacidade de substituir certos programas 3D  poderosíssimos como por exemplo o 3Ds Max ou o Maya, pelo menos por enquanto. 

Voltando à distinção entre o Photoshop CS6 e o Photoshop CS6 Extended, a diferença é o que já foi referido, ou seja, a inexistência de funcionalidades 3D em um e a existência de funcionalidades em 3D no outro.

O que você acha das diferenças entre as versões?

Parece-lhe justificável fazer o upgrade para a versão CS6? Acha que o O Photoshop CS6 está muito melhor do que o Photoshop CS5? Quanto a mim, eu penso que esta foi uma das melhores atualizações de sempre do Photoshop!

About the Author

- É a fundadora do Criatividade Plus (+). Apaixonada por design gráfico, desenho, pelo Photoshop e pelas artes em geral, está sempre atenta às novidades destas áreas. Tradutora da Adobe TV.

28 Respostas para “Novidades no Photoshop CS6 – Diferenças entre as versões (Parte II)”

  1. [...] que já falámos das novidades mais gerais do Photoshop CS6 e também explicámos as diferenças entre as versões do Photoshop, chegou a altura de "estudarmos" essas novidades com maior profundidade de modo a tornar a sua [...]

  2. [...] que já falámos das novidades mais gerais do Photoshop CS6 e também explicámos as diferenças entre as versões do Photoshop, chegou a altura de "estudarmos" essas novidades com maior profundidade de modo a tornar a sua [...]

  3. Heverson disse:

    Acho que pra quem é entusiasta a versão extended do CS6 já agrada e muito, mas pra quem só quer editar suas fotos a nível profissional a versão normal basta.

    • Joana Claudino disse:

      Oi Heverson!
      Eu penso que você tem razão, para quem apenas quer editar as suas fotos, a versão normal é suficiente! A única razão que eu vejo para alguém adquirir a versão extended prende-se com a situação do 3D que não está disponível na versão normal, mas é claro que nem todo mundo está interessado em usar as ferramentas 3D! E tal como você disse, para quem é entusiasta provavelmente escolhe a versão extended.
      Abraço!

  4. LALALA disse:

    Não consigo instaalr no meu pc, é muito dificil

    • Joana Claudino disse:

      Olá, na verdade é muito fácil instalar o Photoshop… Qual é a parte que você não consegue fazer? Talvez eu consiga ajudá-lo!

      • bruno disse:

        ola quando vou usar APintura a oleo DIZ ISSO O filtro que você estava usando encontrou um erro de processador gráfico desconhecido que causou uma saída inesperada.Consulte o site do fabricante para obter o softwere mais recente
        O QUE PODE SER????

        • Joana Claudino disse:

          Olá Bruno, isso pode ser causado por dois problemas diferentes:
          1) o seu hardware não tem capacidade para suportar essa função do Photoshop
          2) o driver da sua placa gráfica está desatualizado

          Na situação 1) você só resolve o problema se substituir a peça de hardware em questão (muito provavelmente a placa gráfica) por outra melhor. Na situação 2) você resolve o problema atualizando o driver da placa gráfica.

          Para saber qual dos problemas mencionados está a causar esse erro, primeiro você atualiza o driver e, depois disso, se continuar a dar esse erro então o problema será do hardware.
          Caso você necessite de ajuda para atualizar o driver, deixe um comentário aqui que eu ajudo!
          Espero ter ajudado, abraço!

  5. Gabriel disse:

    Me passa o download do Photoshop cs6? Se demora muito mais ou menos 1 hora ou 2 horas, ok.

    • Joana Claudino disse:

      Oi Gabriel, se você for ao site da Adobe, você pode fazer o download da versão de teste facilmente.

  6. Paulo disse:

    A versão CS6 provavelmente tem muitas melhorias mesmo , pena que não tem versão em português :(

    • Joana Claudino disse:

      Oi Paulo, concordo com você… O Photoshop CS6 foi uma das melhores atualizações até agora (ao contrário da Creative Cloud). Relativamente ao idioma, eu tenho o meu Photoshop em inglês pois prefiro assim mas penso que ele existe também em português :)

  7. flávio disse:

    O photoshop cs6 já esta liberado a versão total para uso sem restriçôes? se não onde baixo a versão pirata com crack (serial, chave) obrigado

  8. Alessandro disse:

    Joana,desculpe me pela indiscrição : Como conseguiria essa cópia? Se preferir,envie a resposta via e-mail,caso seja antiético.

    • Joana Claudino disse:

      Lamento Alessandro, mas não quero de modo nenhum incitar ninguém a fazer o download ilegal do photoshop da mesma maneira que não quero incitar ninguém a comprá-lo. Eu apenas quero ajudar as pessoas a aprenderem a mexer no Photoshop, mas em relação à aquisição do mesmo prefiro manter-me neutra. Tudo isto, principalmente porque o incentivo à “pirataria” poderá levar a que tenha de acabar com o site. Espero que compreenda e peço desculpa por não poder ajudar. Abraço!

  9. Alessandro disse:

    Joana,tenho observado o uso frequente do termo “cópia crackeada”. Pergunto : Uma cópia crackeada não é o mesmo de uma cópia comum,não?

  10. Alessandro disse:

    Olá,Joana! Você conhece um bom curso online de Photoshop? Pois,no Youtube há vários…mas não sei se são confiáveis.

    • Joana Claudino disse:

      Olá Alessandro! No Youtube você encontra alguns tutoriais muito bons, depende um bocado do tipo de curso que você quer… Você tem preferência pelo idioma usado no curso (português ou inglês)? O site Lynda.com tem cursos de Photoshop muito bons mas são em inglês e não são muito baratos. Mas por exemplo o Mpaolo Almeida faz cursos em português e a um preço mais acessível, não tenho garantias em relação à qualidade dos mesmos porque nunca fiz nenhum mas com base em comentários de algumas pessoas que já fizeram, eu penso que são bons!
      Abraço!

  11. jonathas disse:

    pra ficar em portugues é só baixar um arquivo que tem em varios sites e la eles ensinam como substituir os arquivos em ingles.Eu instalei e ta tudo em portugues

  12. Brenda disse:

    Olá galera, alguém poderia me ajudar?
    Baixei o photoshop cs6 e ele não veio com a ferramenta content aware.
    alguém sabe o porque e o que eu faço pra baixar ?

    obrigada desde já

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>